Quem foi Albino Turbay?

Ele amanhecia de terno e gravata.
A camisa branca ,
alva como sua alma!
O nome dele está estampado em editoriais e artigos de jornal , na imprensa escrita , Rádios , canais de TV e até no site da CBF todos os domingos; em Cianorte quem nunca ouviu falar em Albino Turbay?

Mas afinal quem foi ele?
Albino Turbay foi pioneiro de Cianorte ,contador ,comerciante, político, esportista , professor de Educação Física e um atuante membro da comunidade cianortense , Turbay chegou a Cianorte em 1968 e em 1969 era efetivado presidente da recém criada CREM - Comissão de Recreação e Esportes do município , a entidade tinha como responsabilidade organizar atividades e diretrizes esportivas em Cianorte.

Turbay estava empenhado na construção de um ginásio de esportes na Praça Olímpica , Turbay envidou esforços no sentido da realização do projeto porém não conseguiu realizar o sonho da comunidade cianortense de ter seu primeiro Ginásio Municipal. Albino Turbay foi o mais importante incentivador do esporte municipal.Por tudo isso seu nome batiza hoje o estádio municipal de Cianorte.Nascido em 1911 , Albino Turbay faleceu na década de 80.


                             Pesquisa - Magno Moreira

Fonte - livro - Cianorte sua história contada pelos pioneiros -  Helena  Cioffi , Irene Gimenes Praxedes , Izaura Aparecida Tomaroli  Varella , Wilma  Kobayashi Mesquita - 1995

poema - livro - Nossos Mortos  - Izaura  Aparecida Tomaroli  Varella  , Helena  Cioffi , Irene Gimenes Praxedes - 2003

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual foi o 1° jogador a receber um cartão vermelho em uma Copa do Mundo?