Postagens

Foto que virou saudade - Mixto no Campo do Prudentino em 1983

Imagem
Essa foto seria para o meu guru Marcão do Cartório identificar , as informações que tenho me foram enviadas por JB. Miotto, a foto é de janeiro de 1983 , o time era o Mixto EC , no campo do Prudentino ainda em terra, TERRÃO . Foto - Valter ,Gaucho,Osvaldinho,Miotto,Pedrinho,e Mário san remo,Pedro Machado ,Biroca ,Gaúcho e Zabrinha .                            Foto - gentileza JB Miotto - facebook - Sergio Gouvea                                               Miotto em 2018 - Atualizado em 2020

Mulher pilotando um Fórmula 1, será possivel ?

Imagem
Apenas cinco mulheres foram contratadas efetivamente para equipes da categoria. Outras tiveram experiência como pilotas de teste A primeira conferência de imprensa da temporada 2017 da Fórmula 1, na Austrália, foi marcada pelo bom humor dos pilotos. Em um dos momentos de sorrisos, Lewis Hamilton disse que sente falta da presença feminina na categoria e que gostaria de ver mais mulheres na pista.   "Gostaria que dessem mais espaço às  mulheres no paddock. São homens demais", disse o britânico, arrancando gargalhadas de todos os que estavam presentes no local, desde os próprios pilotos, jornalistas e dirigentes da F1. E Hamilton tem razão. Ao longo de toda história, desde 1950, foram poucas as moças que estiveram na Fórmula 1. Na verdade, apenas cinco chegaram a integrar equipes de forma efetiva: as italianas Maria Teresa de Filippis (1958 - Maserati e 1959 - Behra), Lella Lombardi (1974/75/76 nas equipes Brabham, March e Williams) e Giovanna Amati (1992 - Brabham), a britânica

O que aconteceu com os fuscas comprados por Maluf com dinheiro público para presentear os jogadores da Copa de 70

Imagem
"Os automóveis traziam sobre o porta-malas uma dúzia de rosas vermelhas cada um. No para-brisa traseiro, além do emblema da concessionária, havia um plástico com os dizeres: 'Brasil, ame-o ou deixe-o'". Foi assim que o jornal Folha de S.Paulo descreveu, em 21 de julho de 1970, o presente que Paulo Maluf, então prefeito de São Paulo e hoje deputado federal, deu aos jogadores e à comissão técnica de futebol que, dias antes, haviam vencido a Copa de Mundo pela terceira vez. Eram 25 Fuscas verdes-musgo, zero quilômetro, comprados com dinheiro público da prefeitura de São Paulo. Os automóveis se tornaram um processo judicial de 36 anos - foi a primeira e, por muito tempo, única condenação do tradicional político paulistano. A Justiça considerou que ele lesou os cofres públicos sem beneficiar a cidade - depois de vários recursos, ele foi inocentado. Em dezembro, Maluf foi preso depois que Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que ele

AUDIODOC - Homenagem - Wilson Silva, pioneiro da Radiodifusão paranaense

Imagem
  Wilson Barbosa da Silva(Wilson Silva),  ou somente ''Wilson Silva''- Colina - SP1938 - litoral paranaense 1999, iniciou na profissão de radialista em 1954 em Maringá, somente em 1968 Wilson Silva chega a Cianorte e trabalha na Rádio Porta Voz  até 1988, em 1983 foi eleito vereador em Cianorte.   Cronista , poeta atuou também na imprensa escrita como correspondente do Jornal O diário de Maringá em Cianorte. A sua importância Essa ficha dispensa comentários , esse foi na minha opinião , o mais importante cronista esportivo cianortense, tive o prazer de trabalhar com ele, me lembro de sua maneira calma e respeitosa para comigo na época um garoto de pouco mais de 18 anos, Wilson tinha uns 65 naqueles idos. Recordo com carinho de sua voz marcante falando me do cantor e compositor Geraldo Vandré figura que eu desconhecia na época, artista que ele apreciava muito. Encontraria com ele anos depois nas dependências da Rádio Porta Voz emissora da qual trabalhe

Copersucar, a equipe brasileira na Fórmula um

Imagem
Escuderia Fittipaldi, também conhecida como: Copersucar-Fittipaldi, Skol-Fittipaldi ou Fittipaldi Automotive, foi uma escuderia de Fórmula 1 brasileira fundada em 1975 pelos irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi Jr. (não confundir com Wilson Fittipaldi, o "Barão", que chegou a cortar a ajuda financeira aos filhos para tentar desencorajá-los da ideia). Competiu num total de 104 grandes prêmios. Sua estreia ocorreu no GP da Argentina de 1975, com Wilson Fittipaldi Jr. Após trinta anos de sua apresentação oficial em Brasília, em 16 de outubro de 1974, o modelo FD01, o Copersucar pilotado por Wilson Fittipaldi Jr. - primeiro carro brasileiro a disputar uma prova de Fórmula 1 - voltou em 10 de novembro de 2004 à pista do Autódromo de Interlagos, totalmente restaurado. Pesquisa - Magno Moreira e Marlon Felipe Sales de Moraes

Copa América

Imagem
A CONMEBOL Copa América é a mais antiga competição entre seleções de futebol do mundo. Foi disputada pela primeira vez em uma edição teste em 1910, mas teve a sua primeira edição oficial entre 2 e 17 de julho de 1916, como parte das comemorações do centenário da independência da Argentina. Além do país anfitrião, participaram também o Chile, o Uruguai e o Brasil. Desde sua primeira edição até 1967 o torneio era chamado de Campeonato Sul-Americano de Seleções. A primeira edição terminou com o título do Uruguai, depois de um empate em 0 a 0 com a Argentina no jogo decisivo, disputado no estádio do Racing Club de Avellaneda. A partir de 1975, em sua 30ª edição, o torneio passou a se chamar oficialmente CONMEBOL Copa América. Com a troca do nome houve também a mudança no sistema de disputa. O sistema por pontos corridos foi substituído por um formato parecido com o da Copa do Mundo da FIFA: fase classificatória, com as seleções distribuídas em grupos, seguida de fases eliminatórias.

Tijolo do passado por Marcão do Cartório

Imagem
Eu vi o goleiro Ricão Miranda fazer uma senhora defesa no campo do IBC e depois jogar a bola de volta para o atacante, que estava desconsolado e dizer:                                          'Tenta de novo' E vi o atacante acertar a rede do Ricão Miranda no segundo chute, no jogo do Picaretas contra o Balança Rede E.C., em 1982. Ricão Miranda "andava" de ultraleve no Esplanada e ouvia Raul Seixas. Ricão Miranda era moderno, Cianorte, ainda não.   Por Marco Antônio De Paula Franco