Pilotos brasileiros na Fórmula 1
Trinta e um competidores fazem parte da lista de pilotos brasileiros que já atuaram na Fórmula 1. Dentre eles, se destacam três que foram campeões mundiais, sendo que ambos sagraram-se vencedores por mais de uma vez. Emerson Fittipaldi foi o primeiro brasileiro a conquistar um título, na temporada de 1972, repetindo o triunfo em 1974. Já Nelson Piquet obteve um resultado ligeiramente mais favorável, tendo se tornado campeão por três vezes na década de 1980, para assim tornar-se o primeiro brasileiro tricampeão mundial.
O último vencedor do país foi Ayrton Senna, o qual é considerado por muitos críticos como o maior piloto da história do esporte, alcançou o feito de três conquistas em 1991, tornando-se como o tricampeão mais jovem da história naquele tempo. Além deles, Rubens Barrichello possui o recorde de ser o piloto brasileiro que mais disputou corridas, tendo encerrado duas temporadas como vice-campeão. Seis pilotos brasileiros venceram pelo menos um Grande Prêmio (grand prix), resultando em um total combinado de 101 vitórias. Ayrton Senna ostenta o posto de maior número de vitórias, com 41, seguido de Nelson Piquet, que venceu 23 das 204 que disputou.
Fittipaldi, Barrichello e Felipe Massa possuem mais de dez vitórias cada um. Por fim, Carlos Pace conquistou seu único triunfo no Grande Prêmio do Brasil de 1975. Emerson Fittipaldi foi o primeiro brasileiro a vencer um Grande Prêmio de Fórmula 1, tendo realizado este feito no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1970, realizado no circuito Watkins Glen International. Atualmente, o Brasil possui dois competidores ativos na Fórmula 1. Felipe Massa, que ficou bastante conhecido pela sua passagem pela escuderia Ferrari entre 2006 e 2013, e que desde 2014 é empregado pela Williams; e Felipe Nasr, que fez a sua estreia no ano de 2015 pela Sauber.Ayrton Senna é frequentemente considerado como um dos melhores pilotos de todos os tempos.
estreou em 2002 e tornou-se conhecido por ser um dos pilotos da Ferrari entre 2006 e 2013 Nas suas primeiras três temporadas, Massa obteve um resultado satisfatório, encerrando-as nas terceira, quarta e segunda posições, respectivamente, sendo que todas as suas onze vitórias foram alcançadas durante estes três anos. Ele era o piloto de número dois da escuderia em várias ocasiões, sendo ofuscado por Michael Schumacher e posteriormente por Fernando Alonso.
Comentários
Postar um comentário