Pilotos brasileiros na Fórmula 1



Trinta e um competidores fazem parte da lista de pilotos brasileiros que já atuaram na Fórmula 1. Dentre eles, se destacam três que foram campeões mundiais, sendo que ambos sagraram-se vencedores por mais de uma vez. Emerson Fittipaldi foi o primeiro brasileiro a conquistar um título, na temporada de 1972, repetindo o triunfo em 1974. Já Nelson Piquet obteve um resultado ligeiramente mais favorável, tendo se tornado campeão por três vezes na década de 1980, para assim tornar-se o primeiro brasileiro tricampeão mundial.

 O último vencedor do país foi Ayrton Senna, o qual é considerado por muitos críticos como o maior piloto da história do esporte, alcançou o feito de três conquistas em 1991, tornando-se como o tricampeão mais jovem da história naquele tempo. Além deles, Rubens Barrichello possui o recorde de ser o piloto brasileiro que mais disputou corridas, tendo encerrado duas temporadas como vice-campeão. Seis pilotos brasileiros venceram pelo menos um Grande Prêmio (grand prix), resultando em um total combinado de 101 vitórias. Ayrton Senna ostenta o posto de maior número de vitórias, com 41, seguido de Nelson Piquet, que venceu 23 das 204 que disputou. 
Fittipaldi, Barrichello e Felipe Massa possuem mais de dez vitórias cada um. Por fim, Carlos Pace conquistou seu único triunfo no Grande Prêmio do Brasil de 1975. Emerson Fittipaldi foi o primeiro brasileiro a vencer um Grande Prêmio de Fórmula 1, tendo realizado este feito no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1970, realizado no circuito Watkins Glen International. Atualmente, o Brasil possui dois competidores ativos na Fórmula 1. Felipe Massa, que ficou bastante conhecido pela sua passagem pela escuderia Ferrari entre 2006 e 2013, e que desde 2014 é empregado pela Williams; e Felipe Nasr, que fez a sua estreia no ano de 2015 pela Sauber.Ayrton Senna é frequentemente considerado como um dos melhores pilotos de todos os tempos.
 Em uma pesquisa realizada pelo instituto Autosport, pilotos foram convidados a votar para o melhor da história, e Senna foi escolhido como o número um. Ele chegou ao pódio 80 vezes, número este que é quase a metade das corridas em que ele competiu, das quais se tornou vencedor em 41. Senna foi considerado como um mestre do Grande Prêmio de Mônaco, vencendo-o cinco vezes consecutivas, um feito nunca alcançado por qualquer outro piloto em qualquer circuito. Ele faleceu tragicamente no dia 1 de maio de 1994, em um acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, causando comoção não apenas em seu país de origem, mas também internacionalmente. Nelson Piquet conquistou três títulos em uma carreira que durou 14 temporadas.Ele fez sua estréia na Fórmula 1 em 1978 com a Brabham, onde passou sete anos, tendo sagrado-se campeão em 1981 e 1983, antes de se transferir para a Williams em 1986.Piquet teve fortes desentendimentos com seu companheiro de equipe Nigel Mansell, dentro e fora da pista, rivalidade que levou a perda do título da temporada para Alain Prost. 
No ano seguinte, mesmo sendo considerado desfavorecido pela equipe britânica, Piquet sagrou-se tricampeão mundial. Ele mudou-se para a Lotus por duas temporadas antes de terminar sua carreira na Fórmula 1 com a Benetton, onde conseguiu três vitórias. Emerson Fittipaldi correu por dez anos na Fórmula 1 e conquistou o título em 1972 e 1974. Ele ingressou na Fórmula 1 em 1970 com a Lotus, e conseguiu uma vitória durante os primeiros dois anos.Ele venceu cinco corridas em seu terceiro ano, suficientes para garantir o seu primeiro título de campeão, e no ano seguinte, acabou sendo derrotado por Jackie Stewart. Transferiu-se para a McLaren em 1974 e ganhou seu segundo título, repetindo a história de ser vice-campeão no ano seguinte. Fittipaldi deixou a McLaren para criar a Escuderia Fittipaldi junto com seu irmão mais velho, Wilson, uma equipe financiada pela Copersucar, a qual conquistou apenas dois pódios em cinco anos, até a aposentadoria de Emerson em 1982. Rubens Barrichello possui o recorde de ter disputado 322 corridas na Fórmula 1. Ele terminou entre os quatro primeiros no campeonato de pilotos em cinco temporadas consecutivas com a Ferrari, entre 2000 e 2004. Durante este tempo, Barrichello, da mesma maneira que Massa, encontrou dificuldades para ser o segundo piloto. Ele deixou a Ferrari para se juntar a Honda e suportou três temporadas difíceis antes da Brawn GP comprar a equipe e produzir um carro diferenciado em 2009, que o ajudou a terminar em terceiro no campeonato.
 Em 2011, ele saiu da Williams e ingressou na Stock Car Brasil. Como informado anteriormente, o país possui dois pilotos em atividade na Fórmula 1. Felipe Massa 
estreou em 2002 e tornou-se conhecido por ser um dos pilotos da Ferrari entre 2006 e 2013 Nas suas primeiras três temporadas, Massa obteve um resultado satisfatório, encerrando-as nas terceira, quarta e segunda posições, respectivamente, sendo que todas as suas onze vitórias foram alcançadas durante estes três anos. Ele era o piloto de número dois da escuderia em várias ocasiões, sendo ofuscado por Michael Schumacher e posteriormente por Fernando Alonso. 
Na temporada de Fórmula 1 de 2008, Massa esteve muito perto de se sagrar campeão, tendo sido derrotado por Lewis Hamilton pela diferença de um ponto. Em 2014, Massa ingressou na Williams, onde disputa as corridas até o momento, sendo o quinto colocado na temporada atual. Felipe Nasr iniciou sua carreira na Fórmula 1 em 2015, sendo o piloto número dois da Sauber. Na sua primeira corrida, no Grande Prêmio da Austrália, ele encerrou a corrida na quinta posição, sendo esta a melhor estreia de um piloto brasileiro no esporte. 
Resultado de imagem para WIKIPEDIA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual foi o 1° jogador a receber um cartão vermelho em uma Copa do Mundo?

Quem foi Albino Turbay?