Elenco da Seleção Brasileira no Sul-Americano de 1919

Resultado de imagem para Sul-Americano de Futebol de 1919

FORMAÇÃO DO BRASIL QUE VENCEU O URUGUAI NA FINAL – BRASIL CAMPEÃO Em pé: Pedro Barbera (árbitro), Sérgio, Fortes, Millon, Bianco, Marcos Mendonça, Neco, Píndaro, Amílcar, Heitor, Arnaldo, Friedenreich e Adilson Penteado (Bandeirinha). 
Crédito: www.jogosdaselecaobrasileira.wordpress.com 


O Campeonato Sul-Americano de Futebol de 1919 foi a terceira edição da competição. Foi disputada por quatro seleções: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. A sede da disputa foi no Brasil. Todos jogaram entre si em turno único. 
Resultado de imagem para Sul-Americano de Futebol de 1919
A Seleção Brasileira foi a campeã.O ano de 1919 foi memorável na história do futebol brasileiro. Pela primeira vez, o país organizaria um torneio da modalidade esportiva de nível internacional. Nem a epidemia de gripe espanhola tirou a felicidade dos brasileiros, em especial os cariocas. A cidade do Rio de Janeiro abrigou o 3º Campeonato Sul-Americano de Seleções de Futebol e para isso foi construído o Estádio das Laranjeiras do Fluminense. 

 As delegações de Argentina, Chile e Uruguai desembarcaram no cais da Praça Mauá, seriam recepcionados no Clube São Cristóvão e hospedados no Hotel dos Estrangeiros. A festa teve seus contratempos, o Uruguai teve a infelicidade de presenciar o falecimento do seu goleiro reserva Roberto Chery, vitima de uma apendicite aguda. A realização do III Campeonato Sul-Americano de Futebol, na cidade do Rio de Janeiro, foi coroada de êxito: a convocação dos jogadores, horários de treinos marcados com antecedência, tudo correu dentro da melhor organização. 

A comissão técnica escolhida pela CBD era formada por Amílcar Barbuy, Arnaldo Silveira, Mario Pollo, Affonso de Castro e Ferreira Vianna Netto. Por pouco uma entrevista bombástica de Sylvio Lagreca ao jornal A Gazeta não cria um clima de desunião. Nesta entrevista, Lagreca afirmava que a comissão técnica não escalava os melhores jogadores, por interesses políticos. 


Pior do que isso, dizia que determinados companheiros não tinham qualquer condição técnica de estar na Seleção Brasileira. Dois dias depois, em entrevista ao mesmo jornal, membros da comissão técnica e outros jogadores desmentiam Lagreca; com isso, o caso não alcançou grandes proporções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual foi o 1° jogador a receber um cartão vermelho em uma Copa do Mundo?

Quem foi Albino Turbay?