QUEM SÃO OS “LIBERTADORES DA AMÉRICA” HOMENAGEADOS NO CAMPEONATO DE FUTEBOL?

Resultado de imagem para copa libertadores da américa

A Copa Libertadores da América foi criada pela Conmebol (Confederação de Futebol da América do Sul) em 1958 e teve sua primeira edição disputada em 1960. O objetivo era reunir os campeões nacionais de cada país em um torneio que proclamasse o campeão do Continente. O nome foi escolhido para homenagear as personagens fundamentais para a Independência dos países sul-americanos em relação às suas colônias europeias. 

 Entre os mais de 20 “libertadores da américa” estão Simon Bolívar (atuou na Independência de Bolívia, Venezuela, Peru, Equador e até do Panamá, na América Central), José de San Martin (Argentina, Chile e Peru), Antonio José de Sucre (Bolívia), José Antônio Anzoátegui (Venezuela), Ignacio Warnes (Bolívia), Bernardo O’Higgins (Chile) e D. Pedro I (Brasil). Ao longo dos mais de 50 anos do torneio, vários clubes cujos nomes também homenageiam os libertadores da américa (ou as cidades que homenageiam esses personagens) disputaram a competição. 

Dentre os exemplos, estão o Bolívar (Bolívia), o Universitario San Martin (Peru), o Universitário de Sucre (Bolívia), o O’Higgins (Chile), o Desportivo Anzoátegui (Venezuela) e o Sport Boys Warnes (Bolívia). Nenhum deles, até hoje, foi campeão. 

A partir de 2000, a competição passou a contar com times mexicanos, de modo que é possível adicionar também na lista o Monarcas Morelia, da cidade de Morelos, batizada em homenagem ao revolucionário José Maria Morelos, que participou da guerra pela independência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem foi Albino Turbay?

Qual foi o 1° jogador a receber um cartão vermelho em uma Copa do Mundo?