VIDEO - Reinaldo, o rei do Mineirão



VIDEO


Reinaldo , o rei do Mineirão , jogava fácil e fazia gols com uma naturalidade incrível - Reinaldo, o José Reinaldo de Lima, o maior artilheiro da história do Atlético Mineiro (fez 288 gols com a camisa do Galo) trabalha como colunista do jornal "O Tempo", de Belo Horizonte, e fundou o Belo Horizonte Futebol Cultura, em parceria com uma universidade da capital mineira.

Reinaldo encerrou a carreira, aos 28 anos, após sofrer cinco cirurgias no joelho. Na Copa de 1978, na Argentina, o craque foi contundido e, a então CBD, levou até um equipamento sofisticado da época chamado Nautillus para tentar recuperar o jogador. Mesmo com todo o esforço, tanto dos médicos, quanto do próprio Reinaldo, o brilhante atacante só jogou os dois primeiros jogos. Fez o gol brasileiro no empate em 1 a 1 contra a Suécia e atuou também no empate sem gols contra a Espanha.

Reinaldo surgiu aos 15 anos, ao participar de um treino no Atlético, jogando no ataque reserva contra a defesa titular que ganhou o Brasileirão poucos meses antes, em 1971. Reinaldo foi um dos melhores em campo naquele dia, chamando a atenção de todos. Em 28 de Janeiro de 1973, aos 16 anos, estreou pelo time profissional do Atlético, em partida contra o Valério. O resultado final dessa partida foi Atlético 1x2 Valério. No ano seguinte, em partida contra o Ceará, ao pisar em um buraco, torceu o joelho. Ainda nessa época, teve de extrair ambos os meniscos depois de uma entrada de um zagueiro de seu próprio time em um treinamento.

As lesões no joelho acompanharam-no por toda a carreira. Conquistou seu primeiro título ao ganhar de forma invicta o Campeonato Mineiro de 1976 e, dois anos depois, daria início ao hexacampeonato que o Atlético conquistou, entre 1978 a 1983. Tornou-se o artilheiro com melhor média de gols em um único Campeonato Brasileiro (28 gols em 18 partidas, ou 1,55 por jogo, em 1977), apesar de nunca ter conquistado o título nacional. Nesse mesmo ano, seu time terminou o campeonato sem perder um jogo, mas apenas com o vice-campeonato, perdendo a final nos pênaltis para o São Paulo, que terminou a competição com 12 pontos a menos em um tempo que as vitórias valiam apenas 2 pontos. Também foi vice-campeão brasileiro em 1980.

Ao longo de sua carreira pelo Atlético, Reinaldo participou de 475 jogos, marcou 255 gols, obteve 289 vitórias, 113 empates e 73 derrotas. Recebeu no total 17 cartões vermelhos. Já pelas categorias de base, são 54 gols em 44 jogos,[2] totalizando 309 gols, o que faz dele o maior artilheiro da história do futebol de Minas Gerais[carece de fontes], o maior artilheiro do Atlético, e possuidor da maior média de gols do campeonato brasileiro, 1,55 por partida.

Foi também o maior artilheiro do campeonato brasileiro no período de 1977 à 1997, com 28 gols marcados em 18 jogos. Foi superado em 1997 por Edmundo, que atuando pelo Vasco marcou 29 gols em 28 jogos. Guilherme, com 28 gols em 29 jogos, atuando também pelo Atlético, em 1999, conseguiu igualar sua marca.

Dimba, que atuava pelo Goiás com 31 gols marcados em 46 jogos, no ano de 2003, e Washington em 2004, que atuando pelo Atlético Paranaense marcou 34 gols em 46 jogos. Vale lembrar que mesmo assim, nenhum desses conseguiu atingir ou superar sua média.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual foi o 1° jogador a receber um cartão vermelho em uma Copa do Mundo?

Quem foi Albino Turbay?