Capitão Hidalgo
José Hidalgo Neto, o Capitão Hidalgo, médio-volante revelado pelo Juventus da Mooca (SP), destacou -se mesmo comandando dentro de campo o time do Coritiba pentacampeão estadual. Ele mora hoje na capital paranaense onde trabalha como comentarista esportivo. Abaixo, um texto de Edemar Annuseck Júnior (filho do grande narrador Edemar Annuseck) que conta um pouca da história de Hidalgo.
"Nascido no bairro paulistano da Mooca, em novembro de 1943, José Hidalgo Neto - o Capitão Hidalgo - iniciou a carreira de jogador de futebol no Clube Atlético Juventus.
Entre 1960 e 1965, defendeu as cores do tradicional clube da Rua Javari.
Foi considerado a revelação do futebol paulista em 1964, ano em que chegou a ser convocado para a seleção paulista.
Em 1966, mudou-se para o interior de São Paulo, ao ser contratado pelo XV de Novembro de Piracicaba. No ano seguinte, entrou para a história do clube, depois de conquistar o título de acesso à divisão principal do Estado.
A pedido do técnico Filpo Nuñez, transferiu-se para o Coritiba Football Club, no princípio de 1970.
RECONHECIMENTO DO CLUBE ONDE FOI MAIORAL |
No alviverde da capital paranaense conseguiu o incrível pentacampeonato estadual (1971, 72, 73, 74 e 75). Foi campeão da Fita Azul, em 1972, ao excursionar por gramados europeus. Conquistou também o Torneio do Povo, em 1973, enfrentando os principais clubes do Brasil. Em 1975, abandonou definitivamente os gramados, encerrando a carreira de atleta profissional. Ainda nesse ano, trocou a bola pelo microfone, tornando-se, desde então, o principal comentarista do rádio esportivo paranaense.
Já cruzou a linha do Equador uma centena de vezes, para transmitir ao Brasil os maiores eventos do circuito esportivo, de Copa do Mundo a Fórmula 1.
Capitão Hidalgo é, desde 1995, um cidadão curitibano.
Edemar Annuseck Júnior
CONTEÚDO: TERCEIRO TEMPO/ QUE FIM LEVOU
PESQUISA: MAGNO MOREIRA
Comentários
Postar um comentário