Furão, anos 50, primeiro ídolo do futebol cianortense
Reza a lenda que muito antes de Quaresminha, Barbieri e Valdiram, o futebol cianortense tinha em João Furão um ídolo equiparado, nos anos 50 e 60 a Coutinho o ex atacante do Santos. Há aqueles que garantem que Furão era ainda melhor que o já citado artilheiro da Vila Belmiro.
O CAFE, pioneiro time de futebol de Cianorte ainda como amador tinha o seguinte escrete - ''Baruc, Bope, Flecha de Prata, Padre Jão, Licurgo, Juvenal maluco, Meia noite, Sumitério, Querosene, João Furão e Jorjão Delegado''.
João Furão, o primeiro grande ídolo do nosso futebol, marcou quatro gols olímpicos num só jogo, o referido prélio foi no final da década de 50 entre Cianorte x Campo Mourão, em 1959, no campo da Peneira, vitória cianortense por 7x3. Furão é cearense e é pai do cantor e compositor Charles Nascimento, autor do ''hit bicicicleta envenenada''.
A façanha dos quatro gols olímpico foi validada após minuciosa decisão do BAR, o VAR da época.
PS. Em virtude do tempo , esse blogueiro teve dificuldades de `garimpar registros fotográficos do João Furão e do jogo do CAFE diante do Campo Mourão onde o time cianortense venceu a agremiação mouroense pelo placar de 7x3 no ano de 1959.
Pesquisa - Magno Moreira em 2011, atualizada em 2021
Comentários
Postar um comentário