😮 Criador dos Jogos era contra esportes coletivos e mulheres
Inspirado nas OlimpÃadas da Grécia Antiga, Barão de Coubertin foi o criador dos Jogos OlÃmpicos da Era Moderna, que foram disputados pela primeira vez em 1896. Foi ele o responsável por colocar no papel os ideiais do Olimpismo como um estilo de vida associado ao esporte, à cultura e à educação.
Apesar disso, não via com bons olhos a presença de esportes coletivos na programação e era contra a participação de mulheres como atletas nas competições. Nascido em Paris em 1º. de janeiro de 1863, filho de famÃlia aristocrática, o criador dos Jogos OlÃmpicos foi batizado como Pierre de Frédy.
Depois, passou a ser conhecido como Barão de Coubertin, adotando o nome de uma propriedade da famÃlia, que ficava nos arredores da capital francesa. As inspirações de Coubertin para se transformar no criador dos Jogos OlÃmpicos foram a obra do inglês Thomas Arnold, um dos precursores do esporte moderno, e as escavações do alemão J. J. Winckelmann, que encontrou em OlÃmpia as ruÃnas do estádio onde eram disputadas as OlimpÃadas da Grécia Antiga.
Barão de Coubertin teve influência também de William Penny Brookes e de Evangelis Zappas, que organizaram competições parecidas, respectivamente, na Inglaterra e na Grécia em meados do século XIX.
Comentários
Postar um comentário