Atletiba


Resultado de imagem para ATLETIBA ANOS 50
Atletiba é o confronto entre o Clube Atlético Paranaense, campeão brasileiro de 2001 e o Coritiba Football Club, campeão brasileiro de 1985, clubes da cidade de Curitiba, Paraná.

O primeiro Atletiba oficial considerado válido para as estatísticas se deu em 8 de junho de 1924, no Parque Graciosa, pelo Campeonato Paranaense, em que o Coritiba goleou o Atlético pelo placar de 6 a 3. De acordo com atleticanos, o primeiro confronto teria ocorrido anteriormente, em 20 de abril de 1924, logo após a fundação do Atlético, numa disputa de trinta minutos em que venceu o estreante por 2 a 0.

 A validade de tal exibição é contestada pois não se tratava de uma partida oficial com noventa minutos de duração. Inicialmente, a rivalidade tinha base nas origens destes clubes, com cada um deles representando uma camada social, sendo o Coritiba marcadamente o clube dos alemães e o Atlético da aristocracia curitibana. 

Com o passar dos anos, a rivalidade foi aumentando, fruto dos inúmeros jogos decisivos que disputaram estes dois rivais, os tornando as maiores torcidas do Paraná. Foi nesse clássico que ocorreu a primeira transmissão de uma partida de futebol por rádio no Paraná, no empate por 1 a 1 em 2 de setembro de 1934 no Estádio Joaquim Américo. 


A primeira vez que o clássico Atletiba decidiu o Campeonato Paranaense de Futebol foi em 1941, com vitória do Coritiba por 1 a 0. Em 1943, o Atlético deu o troco, com duas vitórias por 3 a 2 nos jogos que lhe deram o bicampeonato paranense em 1942/1943 e em 1945 nova vitória atleticana: 2 a 1. Em 1968, um gol de Paulo Vechio no último minuto deu o empate por 1 a 1 que garantiu ao Coritiba o título deste ano e começou a mudar a história deste clássico. Em 1969, o Coritiba foi bicampeão e o Atlético conquistou o Campeonato Paranaense em 1970. No período áureo do Coritiba, as vitórias sobre o Atlético foram muitas, no entanto só ocorreram em final de campeonato nos anos em 1972. Outros dois empates, em 1983 (1 a 1) e em 1990 (2 a 2) deram o título para o Atlético, que conquistou mais dois campeonatos em 1998 e em 2000.

Em 2004 os clubes protagonizaram uma emocionante final. No primeiro jogo, vitória do Coritiba por 2 a 1 no Couto Pereira. No segundo jogo, uma brilhante alternância no placar fez com que o título trocasse de mãos 4 vezes durante o jogo, ficando definitivamente com o Coritiba após empate no final da partida. E, em 2005, foi a vez do Atlético conquistar o título ganhando no tempo regulamentar (1 a 0) e depois na decisão por pênaltis, quando venceu por 4 a 2, com um ex-jogador do Coritiba (Lima) fazendo o gol do título para os atleticanos. Após três anos, em 2008 um Atletiba novamente decide o campeonato paranaense, resultando no título para o Coritiba.

No domingo, dia 20 de fevereiro de 2011 em jogo pelo Campeonato Paranaense e no Alto da Glória, o atleta Nieto, jogador do Clube Atlético Paranaense, marcou o milésimo gol da história do clássico maior do Paraná (foi o 1° gol do rubro negro aos 46 minutos do primeiro tempo do jogo), porém, seu time foi derrotado por 4 a 2 para o Coritiba.

O Atletiba de n° 349, realizado no dia 22 de fevereiro de 2012 teve as seguintes particularidades. Foi o primeiro clássico realizado com a presença de apenas uma torcida, neste caso, como o mandante do jogo foi o rubro negro, apenas a sua torcida foi autorizada a acompanhar o confronto e com a realização de obras na Arena da Baixada, o Atlético realizou o seu mando de jogo no Estádio Durival Britto e Silva, sendo que neste estádio faziam 35 anos que não era realizado um Atletiba, pois o último ocorreu no dia 23 de janeiro de 1977.


Um dos duelos mais movimentados e emocionantes dos Atletibas, ocorreu em 14 de março de 1971 e para um público de mais de 30.000 torcedores no Estádio Belfort Duarte (antigo nome do estadio do Alto da Glória). Este jogo terminou com o placar de 4 a 3 para o rubro negro, depois de estar perdendo por 2 a 0.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual foi o 1° jogador a receber um cartão vermelho em uma Copa do Mundo?

Quem foi Albino Turbay?