UOL : F-1 dará mais de 2 voltas ao mundo em 2016. Mas atual temporada é maior


A Federação Internacional de Automobilismo divulgou semana passada o calendário provisório para a temporada de 2016 da Fórmula 1 com um número recorde de 21 corridas. Porém, mesmo se todas as etapas realmente acontecerem – o calendário original deste ano tinha 21 provas originalmente, mas Coreia e Alemanha não saíram do papel – o campeonato de 2015 ainda será maior. Pelo menos em termos de distâncias entre os GPs.
Se o calendário provisório de 2016 for cumprido, o 'circo' da Fórmula 1 percorrerá 89.007km na próxima temporada. Neste ano, mesmo com duas etapas a menos, a distância total é de 92.758km. Para efeito de comparação, uma volta ao redor da Terra tem 39.840km
A explicação para o 'encurtamento' do campeonato é a ordem das provas. Especialmente a transferência da etapa da Malásia de março para setembro colabora para a queda nos números, uma vez que em 2015 ela foi realizada entre as corridas da Austrália (que fica a 6.333km de distância) e China (3.750km). Dentro da previsão de 2016, a prova seria realizada entre Cingapura (que está a apenas 306km de distância) e Suzuka (esta, mais longe, a 5.075km). A alteração do GP da Rússia de outubro para abril, casando-a com a prova do Bahrein, que fica a 2.156km de Sochi, também contribui para a diminuição do total.
A 'dobradinha' Cingapura-Malásia, inclusive, é quem ganha no quesito proximidade com os 306km entre a cidade-estado e Kuala Lumpur. Nos últimos anos, este 'título' vinha ficando com os 493km que separam Barcelona e Mônaco. São raras, aliás, as provas com menos de 1.000km de distância entre si: além das duas citadas, entram na lista Hockenheim (ALE) e Budapeste (HUN), e Spa (BEL) e Monza (ITA).
Porém, mesmo com as mudanças no calendário, a maior viagem continua sendo logo a última, entre São Paulo e Abu Dhabi, palcos das duas provas finais tanto deste ano, quanto da próxima temporada: 12.061km dividem as duas cidades. É mais do que a distância entre Suzuka (JAP) e Austin (EUA), de 10.817km, e entre Monza (ITA) e Cingapura, de 10.250km
Além das provas que trocaram de data, como Malásia e Rússia, o calendário de 2016 conta com a primeira corrida disputada no Azerbaijão, em Baku, e com o retorno do GP da Alemanha. O circuito, contudo, ainda não foi definido.
A Fórmula 1 volta com o GP da Hungria, dia 26 de julho, que marca a metade da atual temporada. Lewis Hamilton é o líder, com 17 pontos de vantagem para Nico Rosberg, seu companheiro na Mercedes.
Resultado de imagem para uol logo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual foi o 1° jogador a receber um cartão vermelho em uma Copa do Mundo?

Quem foi Albino Turbay?