Futebol cianortense do CAFE ao atual Cianorte FC

Resultado de imagem para CIANORTE FC
O primeiro time de futebol de Cianorte foi o C.A.F.E.. O nome não apenas referia-se apenas à cultura cafeeira: era uma sigla de Cianorte Associação Física e Educativa. Sua fundação ocorreu em 1958 e o seu fundador foi o jornalista Amândio Mathias. O CAFE disputou o Campeonato Paranaense de Futebol em 1965, 1969, 1970 e 1972, quando foi rebaixado. A queda para a segunda divisão revoltou o jogador Rubens, que pôs fogo na sede social do clube, causando o encerramento das atividades da equipe. Seu uniforme era alvi-verde e possuia fervorosa torcida. Na estréia como time profissional, perdeu para o Grêmio Esportivo de Maringá por 4 x 0, numa época em que o Grêmio de Maringá era o campeão paranaense. Na estréia da chave especial, o CAFE perdeu para o então Coritiba por 7x0. 

Resultado de imagem para CAFE CIANORTE ASSOCIAÇÃO FISICA ESPORTIVAResultado de imagem para CAFE CIANORTE ASSOCIAÇÃO FISICA ESPORTIVA
Mas sempre conseguia manter partidas memoráveis. Jogou amistosamente contra o Palmeiras (perdendo por 3x4) de Ademir da Guia e Djalma Santos (último jogo do Bi-Campeão Mundial pelo Palmeiras) e também contra o SANTOS (perdeu de 0x3) de Afonsinho e companhia.Mais de duas décadas se passaram até que o futebol profissional retornasse à cidade do Noroeste do estado, hoje com Oitenta mil habitantes. 


Em 1993, surgiu o Cianorte Esporte Clube. O alviverde, que nunca disputou a primeira divisão, deu lugar em 2002 ao Cianorte Futebol Clube.Em 2003, com o segundo lugar no Campeonato Paranaense da Série A-1, a Segunda Divisão, ganhou vaga para a Série Ouro. O jogo que colocou Cianorte na primeira divisão após 21 anos foi memorável. O gol da vitória sobre o Dois Vizinhos, por 1 x 0, aconteceu somente aos 48 minutos do segundo tempo, depois que o atacante Barbieri cobrou uma falta. O gol de Barbieri foi um dos últimos do Cianorte Futebol Clube com o uniforme verde e branco. No final de 2003, as cores do Leão do Vale foram mudadas para azul, vermelho e branco. Estreando entre os grandes do futebol paranaense, o Cianorte fez bonito em 2004: ficou em terceiro lugar no Campeonato Paranaense de Futebol de 2004, atrás somente do campeão Coritiba e do vice Atlético. A colocação valeu ao Leão do Vale o simbólico título de "Campeão do Interior" e uma vaga na Copa do Brasil de Futebol de 2005.

 Um dos maiores feitos da história do Cianorte, que projetou o clube nacionalmente, foi a vitória sobre o Corinthians no primeiro jogo da segunda fase da Copa do Brasil de 2005, chamado 'jogo de ida', onde recebeu o clube paulista e venceu pela contagem de 3 a 0 com direito até a gol de bicicleta marcado pelo Atacante Márcio Machado. O feito foi muito valorizado, pois o Timão formara uma grande equipe para aquela temporada, chegando ao título do Brasileirão daquele ano, com jogadores de expressão como Fábio Costa, Tevez, Roger, Carlos Alberto, Nilmar, Gustavo Nery e Mascherano. Porém, o Cianorte, que na oportunidade era dirigido por Caio Júnior, não resistiu à pressão, e, no jogo de volta, em São Paulo, foi goleado pelo clube paulista por 5 a 1, sendo assim eliminado do torneio na soma dos placares.

ÍDOLOS:

Barbieri 
O catarinense Barbieri, ex-Figueirense e Blumenau, teve participação decisiva na volta de Cianorte à primeira divisão após 21 anos, em jogo válido pelo Campeonato Paranaense da Segunda Divisão de 2003. Foi um gol dele, numa cobrança de falta, que deu a vitória ao Cianorte sobre o Dois Vizinhos, por 1 x 0. O lance aconteceu aos 48 minutos do segundo tempo. Se o jovem atacante de 23 anos não marcasse a vaga seria da Adap de Campo Mourão. Ademir 
Na conquista do vice-campeonato da segunda divisão em 2003, a experiência do zagueiro Ademir, então com 30 anos, foi fundamental para o Cianorte. Jogador com passagens pelo Grêmio Maringá e pelo Atlético Mineiro, Ademir foi o líder do time dentro de campo. 

 Vanderlei 
O veterano Vanderlei, na época com 35 anos, é bastante conhecido no Norte/Noroeste paranaense. Ex-goleiro do Grêmio Maringá e do Goioerê, ele chegou ao Cianorte em 2002. No jogo final da Série A-1 de 2003, suas defesas evitaram que o Dois Vizinhos acabasse com o sonho da volta de Cianorte à primeira divisão paranaense.
Resultado de imagem para ALBINO TURBAY
O Estádio Albino Turbay, inaugurado em abril de 1958, tinha até 2003 capacidade para três mil torcedores. O nome do estádio homenageia o falecido contador, dono de escolinha de futebol e presidente da Liga de Cianorte. A lotação máxima foi extrapolada na vitória do Cianorte sobre o Dois Vizinhos, por 1 x 0, jogo que deu ao Leão do Vale a vaga na primeira divisão estadual. Naquela tarde de 7 de setembro de 2003, cinco mil pessoas foram ao Albino Turbay. Para o Campeonato Paranaense de 2004, a prefeitura, proprietária do estádio, providenciou uma arquibancada de estrutura metálica. Com ela, o Albino Turbay chegou a comportar sete mil torcedores. 
 Nome: Estádio Municipal Olímpico Albino Turbay 
Propriedade: Prefeitura Municipal de Cianorte 
Inauguração: abril de 1958 Capacidade: 7 mil lugares 
Recorde: 5 mil torcedores(Cianorte 1 x 0 Dois Vizinhos, em (7 de Setembro de 2003.
PESQUISA : MAGNO MOREIRA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual foi o 1° jogador a receber um cartão vermelho em uma Copa do Mundo?

Quem foi Albino Turbay?