Do Modelo T a Brazuca: saiba como evoluiu a bola das Copas




Em 1930 as equipas jogavam com 12 pedaços de couro costurados à mão antes da partida. Hoje em dia, a NASA faz testes em túneis aerodinâmicos para garantir a  confiabilidade da bola que se chuta.
Ela pode ser generosa ou desleal. Alguns querem-na para si todo o tempo. Outros preferem não lhe tocar. Em todos os casos, não há dúvidas de que a bola é a protagonista de qualquer Mundial. A edição de 2014 da competição é aquela em que se marcaram mais golos na primeira jornada da fase de grupos e o número tende a aumentar nas próxima etapa. A evolução da bola do Mundial está fortemente relacionada com os avanços tecnológicos da época. 

As primeiras eram fabricadas com 12 pedaços de couro costurados manualmente. Depois, chegaram as tradicionais com 32 partes em preto e branco para dar mais visibilidade durante as transmissões televisivas. A Brazuca, bola utilizada no Mundial de 2014, possui apenas seis painéis e, segundo testes realizados pela NASA, é a mais aerodinâmica na história da competição. Para saber mais sobre a evolução da bola nos Mundiais, clique do lado direito ou na linha de tempo da cronologia abaixo.

CONTEÚDO EXTRAÍDO DO SITE REI DOS NERDS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual foi o 1° jogador a receber um cartão vermelho em uma Copa do Mundo?

Quem foi Albino Turbay?