História e evolução do futsal feminino no Brasil e no Paraná
Segundo dados oficiais da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado), o futsal é praticado em 140 países. No masculino o Brasil é hexa campeão mundial, campeão Pan Americano, Sul Americano e tem participação e conquistas em diversos torneios internacionais. No feminino são 55 países praticantes da modalidade.
Esse número bastante inferior de países reflete a realidade do futsal feminino: não existe um campeonato mundial, o futsal feminino não foi incluído nos Jogos Pan americanos no Rio de Janeiro e nos Jogos Sul Americanos e como no masculino, também não é esporte olímpico. A necessidade em expandir o futsal feminino ocorreu, pelo fato de que, a admissão do futsal nos Jogos Olímpicos depende, inclusive, da modalidade ser praticada pelos gêneros masculino e feminino.
Os esforços da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) em favorecer o intercâmbio internacional no feminino possibilitou a criação do Campeonato Sul Americano de Seleções que está na sua 3ª edição contando com a participação de 07 países. No entanto esses avanços no futsal feminino ainda esbarram no fato do futsal não ser um esporte olímpico dificultando um crescimento mais acelerado e maior interesse de patrocinadores e da mídia televisiva.
No Brasil a prática do futsal feminino foi oficializada em 08/01/1983 pelo extinto Conselho Nacional de Desportos (CND). Para Santana e Reis (2003), a prática do futebol de salão feminino foi autorizada pela FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão) em 23 de abril de 1983. A partir dessa autorização os campeonatos começaram a surgir em vários estados. Anteriormente a essa data, as competições eram organizadas sem o caráter oficial. Por conta da necessidade em expandir a prática do futsal feminino no Brasil, foram surgindo as competições estaduais e em 1992 a CBFS organizou a 1ª edição da Taça Brasil de Clubes adulto feminino. Essa 1ª edição contou com a participação de 10 equipes e foi realizada em Mairinque-SP.
Em 2003 os campeonatos de categorias de base também começaram a ser disputados. No mesmo ano os jogos em nível nacional começaram a ser arbitrados por mulheres e a partir de 2004 a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) criou o quadro de arbitragem feminino que passou a arbitrar os jogos da Taça Brasil em todas as categorias. Em 2007 a FIFA cria o quadro de arbitragem feminino, sendo escolhidas 4 brasileiras indicadas pela CBFS. Mesmo com toda a evolução, somente 09 anos depois da 1ª competição oficial (1992), foi convocada pela primeira vez a seleção Brasileira para o Desafio Internacional com o Paraguai, em Londrina-PR em dezembro de 2001.
Em Novembro de 2005 a Seleção Brasileira foi convocada novamente e teve um período de treinamentos em Londrina e Maringá-PR para uma série de 03 amistosos com a Espanha como preparação para o I Sul Americano realizado em Barueri-SP com a participação de 06 países. A partir do 1º Sul americano, aconteceu o 2º em 2007 no Equador e o 3º em Campinas-SP com o Brasil sagrando-se tri-campeão.
Apesar do aumento do número de competições, a idéia fixa de algumas das principais equipes do país era a criação da Liga Futsal Feminina A competição foi idealizada em reuniões informais que aconteciam entre as principais equipes do país nas competições que disputavam. A partir dessas reuniões, em 2004, foi encaminhada para a CBFS uma proposta elaborada pelos dirigentes da Associação Sabesp (SP), Londrina Futsal Feminino (PR) e Female Futsal (SC). Em 2005 a CBFS criou a Liga Futsal Feminina nos mesmos moldes da Liga Futsal no masculino, que foi criada em 1996.
Evidente que a Liga Futsal Feminina necessita de maior visibilidade para atrair patrocinadores e principalmente a transmissão de jogos pela TV, mas o passo inicial foi dado e atualmente a Liga Futsal Feminina conta com 12 equipes de 09 estados.
A Taça Brasil de Clubes Adulto
A Taça Brasil adulto movimenta todo o Brasil tendo importante alteração na fórmula de disputa a partir de 2010, oportunizando as equipes de todas as regiões do país as mesmas chances de participar de um campeonato nacional. Atualmente a mais tradicional competição do Futsal feminino tem 3 divisões (Divisão Especial, 1ª Divisão e 2ª Divisão). Na divisão especial participaram 10 equipes de 09 estados, na 1ª divisão participaram 10 equipes de 09 estados e na 2ª divisão participaram 06 equipes de 05 estados, totalizando 26 equipes de 23 estados. No quadro abaixo encontra-se todas as edições da Taça Brasil adulto e seus respectivos campeões.
Comentários
Postar um comentário